top of page

Portugal passa quatro dias abastecido por fontes renováveis de energia
 

Durante 107 horas consecutivas o país inteiro funcionou apenas com energia solar, hídrica e eólica. Entre as 6h45 da dia 7 de maio (sábado) até às 17h45 do dia 11 (quarta-feira), Portugal atingiu uma importante meta, tendo conseguido abastecer a rede elétrica do país sem quaisquer emissões de carbono. Além das evidentes vantagens ambientais, o impacto económico foi também positivo, já que reduziu a necessidade de importar carvão e petróleo.

Já desde 2013 que metade da produção de eletricidade no país é assegurada por energias renováveis, mas nunca se tinha conseguido assegurar o abastecimento da rede durante tantos dias consecutivos.

Este é um importante passo para tornar o país dependente apenas de energias renováveis. Esta realidade contribui para uma redução drástica da emissão de gases com efeito estufa, tem um impacto positivo na economia portuguesa porque permite reduzir drasticamente as importações de combustíveis fósseis e ainda permite ao consumidor poupar na fatura da eletricidade, uma vez que os preços praticados seriam mais baixos.

No ano passado as energias renováveis produziram 48% da energia do país, sendo a energia eólica a que mais contribuiu, com 22%.

Portugal tem vindo a apostar nas energias renováveis, particularmente na energia eólica. Foram feitos esforços para melhorar a capacidade de armazenamento de energia, para poder fazer uma melhor gestão dos excedentes e compensar as variações meteorológicas. No futuro espera-se poder exportar o excedente de energia renovável.

Figura 1 - Exemplo de umas das energias renováveis utilizada para produzir energia em Portugal. Visualizado a 20/05/2016 às 20:38 em http://observador.pt/2016/05/18/portugal-usou-apenas-energias-renovaveis-durante-quatro-dias-consecutivos/.

No actual cenário do sector energético europeu impera, ainda, a larga utilização de fontes não renováveis de energia, sendo evidente a forte dependência face aos países produtores de petróleo. Mas com a actual escalada de preços do petróleo – 30 dólares em 2003, 50 dólares em 2004, 70 dólares em 2005 e tendo já ultrapassado, este ano, os 140 dólares - e a dependência excessiva desta fonte energética, Portugal e a Europa não podem enveredar por outro caminho que não seja o da descarbonização da economia e a aposta nas energias renováveis. Embora não poluentes, as energias alternativas não estão isentas de desvantagens. É obvio que um complexo hidroeléctrico de grande dimensão ou um parque eólico comprometem seriamente o ambiente das zonas onde estão implantados, tanto mais que para igualar a produção de uma central eléctrica média são necessários aproximadamente 1000 geradores eólicos ou 5Km2 de painéis solares. Contudo, Portugal está caminhando para um futuro "mais limpo" ecologicamente.

© 2023 por Você&A. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page