Neste Espaço é possível consultar alguns dos recursos educativos utilizados nas aulas de biologia e geologia ( ano 2), ou seja 11º ano!
A disciplina de Biologia e Geologia encontra-se inserida no tronco comum da componente de formação específica do Curso de Ciências e Tecnologias. É uma disciplina bienal (10º e 11º anos), considerada estruturante para o respectivo curso, e em que o objectivo principal é expandir conhecimentos e competências relativas às áreas científicas da Biologia e da Geologia.
De acordo com os Princípios Orientadores da Revisão Curricular do Ensino Secundário, a disciplina tem um programa nacional, devendo cada uma das suas áreas científicas, Biologia e Geologia, ser leccionada durante os três períodos com igual extensão, pretendendo-se alcançar uma situação de equilíbrio nas duas áreas científicas. Assim, na nossa turma, no 11º ano o 1º período e meio é dedicado à Biologia sendo o restante ano letivo à Geologia.

Imagem 1- Os simbolos da biologia e geologia, respetivamente.
Fonte: http://www.agrobase.com.br/oportunidades/vagas-emprego-concursos-biologo/ visualizado dia 22/10/2015 às 15:32h
O que é um portefólio?
Uma colecção sistemática, organizada e devidamente planeada de trabalhos produzidos por um aluno ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão tão alargada e detalhada quanto possível das diferentes componentes do seu desenvolvimento (cognitivo, metacognitivo e afectivo). Pode servir de base para examinar o esforço, a melhoria, os processos e o rendimento, assim como para responder às exigências habitualmente feitas por métodos
mais formais de avaliação. Através da reflexão sobre as colecções sistemáticas de trabalhos de um aluno, os professores e os alunos podem trabalhar em conjunto, no sentido de compreenderem as forças do aluno, as suas necessidades e os seus progressos.
Citado por Bernardes e Bizarro (2004), visualizado a 23/10/2015 às 14:22h
Objetivos de um portefólio
A elaboração do portefólio visa:
· Elevar a auto-estima do aluno;
· Desenvolver uma maior autonomia no trabalho do aluno;
· Levar o aluno a assumir um papel mais activo no processo de ensino/aprendizagem;
· Exercitar a capacidade reflexiva do aluno;
· Observar a capacidade de organização do aluno;
· Compreender e conhecer melhor o aluno;
· Acompanhar a evolução dos alunos.