Bem vindo ao site que estuda a vida !

Imagem 1- Os simbolos da biologia e geologia, respetivamente.
Fonte: http://www.agrobase.com.br/oportunidades/vagas-emprego-concursos-biologo/
Neste Espaço é possível consultar alguns dos recursos educativos utilizados nas aulas de biologia e geologia ( ano 2), ou seja 11º ano!
A disciplina de Biologia e Geologia encontra-se inserida no tronco comum da componente de formação específica do Curso de Ciências e Tecnologias. É uma disciplina bienal (10º e 11º anos), considerada estruturante para o respectivo curso, e em que o objectivo principal é expandir conhecimentos e competências relativas às áreas científicas da Biologia e da Geologia.
De acordo com os Princípios Orientadores da Revisão Curricular do Ensino Secundário, a disciplina tem um programa nacional, devendo cada uma das suas áreas científicas, Biologia e Geologia, ser leccionada durante os três períodos com igual extensão, pretendendo-se alcançar uma situação de equilíbrio nas duas áreas científicas. Assim, na nossa turma, no 11º ano o 1º período e meio é dedicado à Biologia sendo o restante ano letivo à Geologia.
Saiba um pouco mais sobre Biologia e Geologia
Biologia :
A Biologia trata do conhecimento sobre nós mesmos e sobre o mundo do qual fazemos parte e no qual atuamos. É uma palavra formada pelos termos gregos “bios” (vida) e “logos” (estudo) cujo significado literal é “estudo da vida”. É uma ciência natural que estuda a origem e as características dos seres vivos e suas interações com o ambiente.
Os seres vivos são divididos em cinco grandes reinos classificados de acordo com o número de células
(unicelulares ou multicelulares), organização celular
(procariontes ou eucariontes) e tipo de nutrição (autótrofos
ou heterótrofos):
Reino Monera: organismos unicelulares e procariontes (células sem núcleo individual). Ex.: bactérias e algas
Reino Protista: organismos unicelulares e eucariontes (células com núcleo individual). Ex.: protozoários e algas unicelulares
Reino Fungi: organismos eucariontes e heterótrofos (não sintetizam o próprio alimento). Ex.: fungos, cogumelos,
mofos
Reino Plantae (Metaphyta): organismos pluricelulares, eucariontes e autótrofos (fotossintetizantes). Ex.: plantas
Reino Animalia (Metazoa): organismos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos.
A Biologia é subdividida em diferentes áreas para aprofundamento dos diversos e complexos aspectos relacionados aos seres vivos, sendo algumas delas: Anatomia, Biologia Evolutiva, Biologia Celular e Molecular, Botânica, Ecologia, Genética, Histologia, Zoologia.
Alguns cientistas com relevantes contribuições em algumas áreas da Biologia foram: Alexander Fleming (médico britânico – descobriu a penicilina), Carlos Lineu (botânico sueco – pai da taxonomia moderna), Charles Darwin (naturalista britânico - teoria da evolução das espécies), Louis Pasteur (químico francês - inventor da pasteurização), entre outros.

Imagem 2: Os seres vivos são divididos em 5 reinos: Plantae, Animalia, Fungi, Protista e Monera.
Fonte- http://gruposigmacpm.blogspot.pt/2010_03_01_archive.html

Imagem 3 Modelo da estrutura interna da Terra proposta por vários geólogos.
Fonte: http://geografalando.blogspot.pt/2012/12/dinamica-interna-da-terra-extrutura.html
Geologia
O termo Geologia vem do grego "Geo", que quer dizer Terra e "Logos" que significa palavra, estudo. No sentido que lhe damos atualmente, o termo Geologia foi usado pela primeira vez pelo naturalista Ulisse Aldrovandi (1522-1605),em uma publicação de 1648. O primeiro livro de mineralogia (parte da Geologia que estuda os minerais).
A Geologia é uma ciência histórica. Ela estuda fenômenos que não se repetem, únicos em cada tempo, resultantes de processos próprios das rochas (como as suas alterações pelas variações climáticas, ou o seu desgaste pelos rios, geleiras, etc.), que são regidos por leis físicas e químicas.
As ciências geológicas certamente se originaram das civilizações mais antigas que sofriam os efeitos de terremotos, observavam as atividades dos vulcões, contemplavam o trabalho incessante das ondas e das correntes, e sem dúvida sentiam-se curiosos pela explicação de tudo aquilo que viam. Observavam, igualmente, as conchas marinhas no alto das montanhas, os minerais de formas regulares e geométricas, e assim as explicações foram aos poucos se avolumando e, com elas, os problemas da Terra em que vivemos.
Alguns cientistas com relevantes contribuições no campo da geologia foram: o sismólogo croata Andrija Mohorovicic (1857-1936) descobriu o limite entre a crosta e o manto, Alfred Wegener (1880-1930) propôs a teoria da deriva continental, Strata Smith (1769-1839) considerado o "pai da geologia inglesa", entre outros.